Buscar
  • Dr. Sandro Calefi

Amor, Sexo e relacionamento íntimo são importantes para a saúde na terceira idade!


Você sabia que o amor e as relações afetivas na 3ª idade são verdadeiros protetores emocionais e ajudam os idosos a enfrentarem melhor as experiências negativas da vida? Pois é! Amar melhora o estilo de vida, causa bem-estar, é saudável e diminui as chances de deteriorar as capacidades mentais quando a velhice chega.


Independente do seu significado, o Amor é uma ligação de afeto entre pessoas e é sinônimo de realização, intimidade, confiança, proximidade e respeito.


Nosso amor envelhece juntamente conosco. Mas o que vem a ser isso? Será que significa que irá ficar doente? Fraco? Envelhecido? Não! O amor envelhece em termo de maturidade, companheirismo, lealdade e disposição para estar ao lado do parceiro ou parceira por muitos anos, sem deixar que o sentimento positivo que os uniu se esfrie.


O casal idoso romântico se atrai fisicamente e emocionalmente, os motivando sexualmente. O sexo, casual ou romântico, entre os idosos depende do nível de paixão, intimidade, afeto, atração e desejo sexual pelo(a) companheiro(a).


No casamento ou relacionamento, tanto de jovens quanto de idosos, a frequência das relações sexuais, será maior no início e, possivelmente, diminui ao longo do relacionamento, mesmo que a intimidade continue a aumentar. Por isso, quanto maior a intimidade e amor, maior será a satisfação sexual entre o casal. Uma dica: busque se manter íntimo, admirado e apaixonado por seu parceiro(a) ao longo dos anos e, faça sexo como expressão física desse amor!


Os casais que estão juntos afetivamente no relacionamento podem chegar à velhice e redescobrir o prazer de conviverem com felicidade, independente das mudanças físicas que o envelhecimento traz.


As experiências conjugais negativas podem provocar estresse e maior risco piorar o estado de saúde, e maior risco de morrer. Portanto, procure experimentar viver em paz, amor e harmonia na vida conjugal.


Quando a atratividade e o padrão beleza se modificam, as habilidades em dar e receber sentimentos de um com o outro se tornam mais importantes. A proximidade, e a concordância sobre os desejos sexuais são elementos de equilíbrio entre individualidade e vida a dois, num momento de tantas ressignificações como o envelhecimento. Em geral os homens possuem mais paixão e as mulheres mais intimidade e em ambos o amor, o companheirismo, o respeito e a família são os principais motivos para permanecerem juntos. Idosos que vivem em relacionamentos de maior apego e mais segurança afetiva são sexualmente mais ativos, mais satisfeitos com a vida sexual e cuidam melhor um do outro.


A sexualidade na terceira idade está relacionada com as condições físicas, emocionais, sociais, com os pensamentos, as fantasias, os desejos, as atitudes, os valores, os comportamentos e relacionamentos entre o casal idoso, ultrapassando o ato sexual.

Deixo bem claro uma coisa para você: as necessidades sexuais não terminam na velhice. O interesse pelo sexo na velhice é um reflexo de toda uma vida e não há nada de errado frequentar sex shops, realizar fantasias e usar estímulos sexuais para melhorar a satisfação conjugal e de bem-estar.


Eu elenquei alguns elementos que podem ajudar você a encarar melhor a sexualidade na terceira idade: o primeiro é ter um parceiro(a) para amar e fazer sexo afetivo ou casual (sempre de forma segura). Depois sugiro desmistificar que idosos não fazem sexo e que não amam romanticamente. Acredite que há outras formas de fazer sexo além da penetração, que é importante reinventar e criar novas rotinas de fazer amor e sexo, buscar por atividades físicas para melhorar o fôlego na hora de praticar o exercício da paixão e procurar ajuda profissional se alguma coisa estiver te atrapalhando no desempenho sexual. Combinado?

Sexo é vida e viemos dele! Faça com segurança, amor, intimidade e entrega ao seu(a) parceiro(a)!


Beijos no coração, muito amor, sexo seguro e um excelente envelhecimento para nós!


Dr. Sandro Calefi

Enfermeiro

Especialista em Idosos e Envelhecimento

Mestre em Saúde da Família

Consultoria de Envelhecimento Ativo e Longevidade Saudável

Consultor de Idosos e Famílias

Consultoria on-line

www.envelhecitude.com

(73) 99987-3126

(27) 99246-7582


63 visualizações

(73) 99987-3126 (whatsApp e Cel.) / (27) 99246-7582 (whatsApp e Cel.)

Ver planos e preços

©2019 by envelhecitude. Proudly created with Wix.com