Buscar
  • Dr. Sandro Calefi

COMO VOCÊ ESPERA CHEGAR AOS 80 ANOS? BEM OU SOBRE UMA CAMA? O HOJE DEFINE SUA LONGEVIDADE!

Por Sandro Calefi.

O Brasil possui mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos e esse número pode dobrar nas próximas décadas, conforme dados de 2018 do IBGE. O que tiro de lição desse número é a necessidade em viver com saúde e qualidade de vida para vivermos a tal Longevidade.


Já temos tem cerca de 3,8 milhões de idosos com mais de 80 anos no Brasil e a estimativa do IBGE é que em 2047 essa população aumente muito mais. O Envelhecer envolve qualidade de vida, saúde e independência, não somente o somatório de anos ao longo das décadas.


Cerca de 17% dos idosos apresentam limitações para tarefas como fazer compras, administrar seu dinheiro, tomar remédios sozinhos, se locomoverem sem auxílio e ate mesmo realizar trabalhos de casa. E essa limitação chega a 39% para idosos com mais de 80 anos, os chamados idosos longevos.


Ouvimos muito sobre longevidade e viver mais com qualidade, mas você sabe o que é Longevidade e como chegar lá bem?


Longevidade é simplesmente o sinônimo de viver muitos anos e ter durabilidade. Mas é só isso? Envelhecer bem não significa ter uma juventude eterna ou driblar a aparência física, pois ainda não descobriram a fonte da juventude, mas uma coisa eu posso te falar: já sabemos como viver com mais saúde. A longevidade envolve viver a terceira idade sem problemas causados por doenças crônicas, considerando o desgaste natural do corpo, conviver bem com mudanças geradas pelo envelhecimento natural e vivermos hábitos mais saudáveis.


A longevidade é o resultado de um todo: vários anos somados a hábitos saudáveis plantados durante toda a vida. Precisamos colocar nessa conta: autorrealização, satisfação, independência, participação na comunidade, dignidade, respeito às políticas de envelhecimento e direitos do idoso. A longevidade com qualidade requer autoconhecimento e motivação para viver afastado do que nos faz mal à saúde física, mental, social e emocional.


Não existe receita para a longevidade com qualidade de vida. Mas existe uma direção: hábitos saudáveis que precisam começar o quanto antes, seja na juventude ou quando percebermos que algo pode dar errado no futuro. Longevidade tem a ver com estar bem, aprender a viver todos os dias, se sentir útil e se preparar para os muitos anos de vida que teremos pela frente. Isso começa com o agora, e não com o cálculo de fim da vida.


Somente 1/3 da longevidade é associada à predisposição genética. Os 70% restantes dependem do estilo de vida e hábitos saudáveis colhidos desde a juventude.


Se você quer estar bem aos 80 anos, te recomendo: estilo de vida mais saudável, com a prática regular de exercícios físicos, ficar longe do cigarro, diminuir a quantidade de bebida alcóolica, ter uma boa alimentação, buscar pela autoestima, ter sua vida social ativa e estar em relacionamentos gratificantes.


Aí te faço uma pergunta: Da forma que você vive hoje, você se enxerga bem ou definhado quando chegar aos 80 anos?


É tempo de decidir! Como você quer envelhecer? Saudável, feliz e produtivo? Então mude os seus hábitos desde já! O nosso amanhã é resultado das nossas escolhas hoje!



Sandro Calefi é Enfermeiro, Especialista em Envelhecimento, Mestre em Saúde da Família, atende idosos e presta consultoria para famílias de idosos em seu consultório na Clínica MultiMed.

8 visualizações

(73) 99987-3126 (whatsApp e Cel.) / (27) 99246-7582 (whatsApp e Cel.)

Ver planos e preços

©2019 by envelhecitude. Proudly created with Wix.com