Buscar
  • Dr. Sandro Calefi

Entenda como o ALZHEIMER afeta a memória e o comportamento do Idoso

Os problemas de memória e no comportamento de quem tem Alzheimer acontecem por causa do encolhimento do cérebro e pela dificuldade de comunicação entre os neurônios. Isso acontece devido ao acúmulo e a intoxicação do cérebro por uma substância chamada beta-amilólide.

Não existe uma causa definida para o Alzheimer, mas os principais fatores de risco são: idade maior de 65 anos, depressão, sedentarismo, diabetes e história familiar da doença. O principal sinal do Alzheimer é a dificuldade em lembrar fatos recentes. Também pode haver repetição de perguntas várias vezes, dificuldade em acompanhar conversas e pensamentos, dificuldades para resolver problemas do dia-a-dia e o idosos se perder em caminhos que está acostumado a andar.

Vou dar uma dica: Fique atento se o idoso tiver dificuldades de encontrar palavras para expressar suas ideias ou sentimentos e ele ficar irritado ou agressivo sem causa aparente. É muito útil pedir ajuda e assessoria de um profissional Especialista em Idosos nesses casos.

Mesmo sem cura, é possível retardar os efeitos do Alzheimer com atividades que estimulam a memória, mente e o corpo. Além dos medicamentos, saber lidar e conviver com o Idoso que tem Alzheimer melhora o cuidado com ele e a harmonia entre quem cuida e quem é cuidado.

O Enfermeiro Especialista em Envelhecimento direciona a família do Idoso com Alzheimer com orientações que diminuem os efeitos da doença e aumentam a capacidade mental dele, além de melhorar as relações familiares de cuidado.


14 visualizações1 comentário

(73) 99987-3126 (whatsApp e Cel.) / (27) 99246-7582 (whatsApp e Cel.)

Ver planos e preços

©2019 by envelhecitude. Proudly created with Wix.com