Buscar
  • Dr. Sandro Calefi

Suporte Social para idosos



O envelhecimento é muito individual e as relações familiares não são iguais entre as pessoas. Existem idosos que vivem sozinhos, outros que vivem com cônjuge ou aqueles que moram com filhos e netos. Há também aqueles independentes que moram sós e outros que apresentam dependências e precisam de maior acompanhamento. Independentemente de como vive o idoso, o suporte familiar, dos vizinhos, da comunidade e de profissionais de saúde são importantes para ajudar a manter os idosos mais autônomos e independentes.

O que chamamos de suporte social é uma rede de pessoas que se relacionam numa troca do dar e receber. É um ótimo recurso que ajuda nas dificuldades do dia-a-dia de muitos idosos, desde dificuldades em sair para fazer uma compra ou mexer numa nova tecnologia.

Existem dois tipos de suporte social na vida do idoso. O primeiro e mais duradouro é o suporte informal, composto pela família, parentes, amigos e vizinhos. O segundo é composto pelos profissionais de saúde, centros dias, casas de repouso e outros serviços que acompanham o idoso e seus problemas de saúde.

De forma geral, os suportes sociais devem proporcionar ao idoso apoio emocional, informações em saúde, reforçar seu papel na vida em comunidade, fortalecer o contato com pessoas, ajuda-lo a encontrar propósitos para se manter bem e auxilia-lo a identificar as capacidades ainda existentes.

O suporte social ajuda o idoso a enfrentar seu envelhecimento de forma mais leve, contribuindo para o seu bem-estar. É fundamental que as pessoas que convivem com idosos promovam e encorajam a sua capacidade de decisão e independência o máximo possível.

Independente da rede de cuidados ao idoso ser formal ou informal, é de extrema importância que seu cuidado seja direcionado e planejado para auxilia-lo a manter suas capacidades e funcionalidades para tomar decisões, realizar suas atividades de vida diária e autocuidado, mesmo dentro de possíveis limitações que ele possa ter.

As redes de suporte social para o envelhecimento têm ajudado muitos idosos a se manterem cada vez mais seus domicílios e vivendo em comunidade, pois essa rede é capaz de oferecer a eles recursos materiais e afetivos, auxílio para dividir momentos alegres e tristes, além de oferecer espaços para troca de conhecimentos e vivências.

Como está a rede de suporto do idoso que mora perto ou com você?

Beijos no ❤ e um lindo #Envelhecimento para nós!

Dr. Sandro Calefi

Enfermeiro

Especialista em Idosos e Envelhecimento

Mestre em Saúde da Família

Consultoria de Envelhecimento Ativo e Longevidade Saudável

Consultor de Idosos e Famílias

Consultoria on-line

www.envelhecitude.com

(73) 99987-3126 / (27) 99246-7582


#suportesocial #comunidade #independencia #autonomia #enfermagem #geriatria #gerontologia #terceiraidade #saudedoidoso #nursingnow #idoso #saude #longevidade #geriatriaegerontologia #funcionalidade #qualidadedevida #envelhecimento #enfermeiro #família #cuidador #cuidado #envelhecitude #consultoria

14 visualizações

(73) 99987-3126 (whatsApp e Cel.) / (27) 99246-7582 (whatsApp e Cel.)

Ver planos e preços

©2019 by envelhecitude. Proudly created with Wix.com